Fonte: Google Images

Como decorar uma casa de madeira?

Como dizia Judy Garland, em O Mágico de Oz, um dos meus filmes favoritos: “Não há lugar como o nosso lar”. Ele pode ser grande, pode ser pequeno, pode ser para uma pessoa, para um casal, para muita gente… Não importa. Se acolhe, se protege, é nosso lar. Com a oferta de casa à venda cada vez maior, tenho várias amigas e conhecidos que também estão passando pelo mesmo processo: conquistando o próprio espaço, a casa própria. Mas como transformar uma casa em um lar?

Desde muito pequena sonho com minha casa. Em arrumar os cantinhos, em receber os amigos, em criar um lar. Quando consegui minha primeira casinha, alugada, pequenina, delirei: comecei a decorá-la, a ajeitá-la, a tentar deixá-la com minha cara. Nem sempre consegui. Para mim, “conhecer a própria cara”, em termos de decoração, foi um processo que levou tempo e foi baseado em muita tentativa e erro.

Enfim, depois de quase 13 anos morando de aluguel, parece que meu sonho de casa começa a se tornar realidade. Pela primeira vez, penso em decoração como algo “permanente”, algo pensado para um espaço que sei que será definitivo. Nada mais de “dar um jeitinho” ou de inventar soluções que passíveis de serem aproveitadas para outros espaços – que tanto podiam ser maiores quanto menores.

Mas agora várias dúvidas surgem: nossa casinha será de madeira, pré-fabricada. Apesar de cheia de janelões, fico pensando se não corro o risco de deixar os ambientes muito escuros. Meus móveis atuais são de madeira (imbuía, um tantinho mais para o escuro). Pensar em trocá-los ou reformá-los, com tanta despesa de construção, é totalmente inviável. Quando a casa estiver pronta, pretendemos mudar com o que temos e depois ir acertando o que for necessário.

No futuro, penso em fazer pátina em algumas peças, de repente até pintar uma ou outra parede de um tom mais claro. Mas isso será bem para o futuro. Enquanto isso, o jeito é colocar a cachola para funcionar e buscar ideias que sejam viáveis tanto do ponto de vista econômico quanto de tempo disponível. Após uma pesquisada no santo Google, fiquei pensando que talvez a melhor solução seja optar por acessórios claros/coloridos. Vejam o que encontrei:

Cortinas leves e clarinhas realmente ajudam. Os tapetes também podem ter tons mais neutros, pendendo para o claro.

Fonte: Google Images

É mais fácil trocar a roupa de cama do que os móveis da casa. Um edredon branquinho e fofinho desses cairia super bem na minha cama…

Fonte: Google Images

E, na cozinha, potes coloridos podem dar um toque simpático…

Fonte: Google Images

Aceito (e preciso) de sugestões. Como vocês resolveriam meu problema?

Print Friendly

2 ideias sobre “Como decorar uma casa de madeira?

  1. Rê Becker Wentz

    Oiiee, adoro casas de madeira, mas destas de madeira boa né hehe São tão acolhedoras…guria tbm fico pensando neste lance de ficar escuro, ainda mais q teus moveis são escuros né. Q tal pintar a casinha toda de branco? Eu AMO a casa da Isabela do blog http://arrumadissimo.com.br/, conhece? É um mimo só, toda branquinha de madeira, mas os moveis tbm são brancos. Talvez com a casa branca ou um verdinho claro, um azul, talvez fique legal e não tão escuro ;) bjos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>