É tempo de criar!

Estou de férias por uns dias! Mas como namorido está repleto de trabalho, nada de viajar por enquanto. Tudo bem: estou com a cabeça fervilhando de ideias para fazer aqui na minha casinha. Prometo postar conforme forem se tornando realidade. Enquanto isso, queria aproveitar para atender aos pedidos de várias amigas que passaram por aqui e mostrar o passo a passo das bolas de Natal.

Você vai precisar de:

  • bolas de isopor (as que uso são de 70mm)
  • tecidinhos de cores variadas
  • cola branca de artesanato
  • tesoura
  • descosturador
  • pincel de cerdas duras

A técnica da bola de Natal é a mesma para fazer as caixinhas de patchwork no isopor, com a diferença de que no primeiro trabalhamos em superfícies curvas. Começo com o desenho no isopor:

Primeiro passo

O desenho na bola de isopor

No caso das bolas, desenho a mão livre, direto no isopor. Nas caixinhas, faço o desenho em um papel e transfiro com carbono. Depois de desenhada, é hora de cortar com o estilete:

Segundo passo

O corte tem cerca de 3mm de profundidade

Uma dica importante: não passe o estilete de uma vez só, ou o isopor pode soltar “bolinhas”. Faça movimentos de vaivém, como se estivesse serrando. Mas cuidado para não afundar demais o corte. O terceiro passo é a cola:

Terceiro passo

Cola branca, espalhada em uma fina camada

A cola é aquela branca, comum em artesanato. Não exagere na quantidade, para não transpassar o tecido na hora da colagem. Recorte o tecido desejado, num tamanho maior do que a área que ele ocupará:

Quarto passo

Tecido com motivos natalinos

Eu gosto de misturar estampas natalinas com outras comuns. Também fiz algumas bolas sem nenhum motivo de Natal: apenas tecidinhos que combinem entre si. O bacana é que depois, na árvore, todas as bolas farão uma composição bacana.

Agora é hora de colar o tecido:

Quinto passo

Colando o tecido

Passe os dedos para acertar o tecido na superfície curva, sem deixar rugas. Agora é hora de usar o descosturador: pelo menos eu conheço com esse nome. Mas sei de pessoas que o chamam de “abridor de casas”. Mas é essa ferramentinha aqui, baratinha e que pode ser encontrada em qualquer armarinho de bairro:

Descosturador

Descosturador

Com o descosturador, comece a vincar o tecido com cuidado, fazendo com que ele entre bem pouquinho no corte feito anteriormente com o estilete. Não sei precisar quando afundar, mas acredito que é algo em torno de um milímetro, não muito mais que isso. Faça o vinco em todo o contorno da figura:

Sexto passo

Hora de vincar o tecido

Com uma tesourinha de ponta, corte o excesso do tecido, deixando uns dois milimetros de fora:

Sétimo passo

Vamos tirar o excesso de tecido

Agora, novamente com o descosturador, empurre a sobra do tecido para dentro do corte do isopor. Muito cuidado para não abrir demais o isopor:

Oitavo passo

Colocando o tecido para dentro do isopor

Depois de pronto, o resultado é esse:

Tecido colocado

Tecido devidamente posicionado

Repita esse processo ao redor de toda a bola. Eu costumo riscá-las em oito partes, porque gosto de simetrias. Mas você pode fazer o desenho que achar mais interessante. Aqui está a bola pronta:

Bola de Natal terminada

Bola de Natal terminada

Agora é só prender uma fita ou um fio para pendurá-la na árvore e curtir o resultado.

Espero que tenham gostado. Eu adoro. Ah, e como não custa nada dar crédito a quem é de direito, quero lembrar que minha aventura no mundo do patch no isopor começou por culpa única e exclusiva das queridas amigas Aline e Desabafando, rsrsrs. Tudo (o pouco) que sei, devo à paciência quase de santa das duas. E esse pap, meu primeiro, também só saiu pela sugestão das queridas Raquel e Larissa. Meninas, para vocês, meu super obrigada!

O agradecimento final vai para o namorido, autor das fotos que ilustram esse post. Obrigada, amor!

Print Friendly

24 ideias sobre “É tempo de criar!

  1. Rubiana

    Márcia! Tudo bem?

    Vi seu PAP logo que postou. Adorei e fiz essas bolinhas! Ficaram lindas!

    Criei um blog e postei elas. Dê uma passadinha por lá pra dar uma olhada.

    Abraços.

    Rubiana

    Apucarana-PR

    Responder
  2. Maria

    Márcia, que fofura de blog! Você é muito delicada e caprichosa! Parabéns!

    Postei minha primeira caixa com esse trabalho. Não ficou perfeitinha, mas por ser a primeira… tudo bem. Já fiz também algumas bolas, mas ainda não postei.

    Bjs: Tia Ném.

    Responder
  3. Larissa

    Oi Márcia!

    Olha o que aconteceu: resolvi fazer as bolinhas no final de semana, aí achei que elas não tinham ficado um primor de trabalho e passei aqui agora para tentar entender onde foi que eu errei… Achei! Vc divide a bola em 8 partes e eu fiz só em 4, aí ficou meio enrugadinha! kkkkk

    Amanhã vou postar a foto lá no blog!

    Bj

    Responder
  4. Larissa

    Ah, eu não acredito que é assim que se faz! Parece muito fácil e acho que se eu começar agora dá pra ter uma quantidade considerável até o Natal! Adorei o seu PAP, Márcia!

    Aliás o sorteio da caixinha está o maior sucesso, vc viu?

    Bj

    Responder
  5. Fla

    Poxa, que lindo que fica.

    Parabéns pelo PAP está perfeito. Gostei muito.

    Queria te convidar para participar de um sorteio no meu blog. É só se inscrever nos comentários.

    =)

    Beijos

    Responder
  6. Débora

    Marcia…….muuuuito obrigada

    Parabéns pelo PAP, muito bem explicado e com clareza. Parabéns ao marido pelas fotos e dedicação tbm…..hehe….

    Bjsss

    Responder
  7. Patricia

    Primeiro PAP?!? Nem parece, ficou ótimo. E ainda dá uma luz no patch de isopor. Vou fazer minha primeira caixinha usando essa técnica e confesso que não estava com paciência de ver os 10 vídeos da Lu Heringer para descobrir o pulo do gato. Amanha vou procurar o descosturador para começar minhas artes. rsrs

    Bjinhos

    Responder
  8. Raquel

    Oi Marcinha! Fiquei uns dias sem entrar na net, por conta de uma gripe daquelas, e que ainda não nos largou (eu e maridinho estamos nos cuidando aff!), e hoje tive a grata surpresa de encontrar o PAP das bolinhas de Natal, vivaaa! Adorei amiga!!! Vou comprar as bolinhas para fazer, logo, logo, rs… Ficou ótima sua explicação e obrigada por atender meu pedido e linkar meu cantinho aqui! Bjs querida!

    P.S.: Gostei de conhecer suas mãos, hehe!

    Responder
  9. Dri

    Má!!!!

    Seu primeiro PAP…. Uhuuuuuu…

    Tá mega explicadinhoo.. Vou fazer minhas bolas de natal a partir do seu PAP….

    Boas mini férias para vc amiga.. Vc merece!!!!

    bjo no coração

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>