Amigos em casa? Adoro!

Poucas coisas me deixam mais feliz do que receber os amigos em casa. Pode ser para um chá no fim do dia, para um jantarzinho caprichado ou até mesmo para comer uma simples pizza com guaraná. De qualquer maneira, tento caprichar nos detalhes, para que todos se sintam confortáveis e bem acolhidos.

Fonte: We heart it

Nesses vários anos de “dona de casa” acumulei algumas dicas que ajudam a preparar um encontro entre amigos sem estresse ou imprevistos. Queria partilhar algumas dessas ideias com vocês:

  • Prefiro receber grupos pequenos. Não tenho nada contra quem gosta de organizar grandes festas (adoro um festão, rsrs), mas em casa gosto de receber as pessoas aos poucos. Dá para dar uma atenção especial para cada convidado.
  • Assim que faço a lista de convidados, já penso no cardápio. Vejo se alguém tem algum tipo de restrição alimentar (cuidado que passei a tomar depois que servi um belo macarrão a bolonhesa para um convidado vegetariano, rsrs), e já planejo as alternativas que serão servidas para essa pessoa.
  • Preparo com antecedência tudo o que for possível. Se algum prato precisa ser preparado na hora, não penso duas vezes: arrumo petiscos na cozinha e é lá mesmo que começamos o bate papo (é claro que esse tipo de solução só é viável em encontros informais e com pessoas íntimas).
  • A mesa também fica pronta com antecedência: pratos, talheres, taças, copos, tudo o que for necessário separado e limpo.

Depois, é só curtir. Colocar a conversa em dia e dar umas boas risadas. Findo o encontro, recolho tudo o que estiver fora do lugar, coloco a louça no lava-louças (as panelas já são lavadas conforme são usadas) e… voilá… muita diversão e casa arrumadinha.

E vocês, o que fazem para receber os amigos?

 

(Esse post integra a blogagem coletiva proposta pela querida Monalise, do blog Lembranças Let. Dá um pulo lá para ler o texto dela e para ver o tanto de coisa linda que essa talentosa artesã faz. Também participam: Andréia Lica, do Renovando e Reciclando, e Lola do Mulheres em Conflito. Bora lá ver o que a mulherada acha de receber os amigos em casa.)

Print Friendly

19 ideias sobre “Amigos em casa? Adoro!

  1. Pedro Silva

    Adorei seu blog, … sou da opinião que receber amigos em grupos pequenos leva a um ambiente mais acolhedor, pela decoração da mesa até aos detalhes mais pequenos e um cházinho ao fim da tarde sabe bem sempre uma troca de ideias com os amigos, vi que o faz com paixão de quem recebe com carinho e amor. Ao divulgar em seu blog, ensina que a vida deve ser vivida com harmonia e amor. Abraço deste Portugal distante.

    Responder
  2. Edna

    Excelente blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para pais e mães (mas é tão versátil que acaba tendo audiência da família toda, pois, vai dos blogs de mães até blogs geeks.) uma ótima forma de divulgar seu blog para um público bem específico e virar referência.
    http://agregapais.com.br/

    Responder
  3. Adriana

    amei de paixao seu blog… eu sou da mesma opiniao… na hora de receber eu prefiro grupos pequenos, parece que fica mais acolhedor… bjk e ja to seguindo aqui… passa la no meu tb..

    Responder
  4. Cintia Branco

    Amiga,

    Adorei aqui, sabe, vou confessar, não gosto de receber, fico muito tensa e acabo não me divertindo nunca, por mais que prepare tudo antecipadamente, sempre tem as crianças que vêem e acabam com tudo, bagunça geral depois, não gosto, prefiro marcar alguma coisa num lugar público, rs. Mas suas dicas são ótimas e deve ser bem gostoso um encontro na sua casa.
    Beijos

    Responder
  5. Fla

    Olha eu também adoro receber amigos e família em casa, mas sempre tenho um trabalhinho extra. A sorte é que marido ajuda.
    Minha parte predileta claro é cuidar do cardápio… amo! Achei super legal o post.
    Beijos

    Responder
  6. elizangela

    Ei amiga!!!

    Já estou anotando as suas dicas..provavelmente muitos amigos vão me visitar na casinha nova depois do casamento!! Ai ai dá até um friozinho na barriga de pensar!!!Será que vou saber calcular a comida???kkk

    beijinhos e uma ótima páscoa para você!!!

    Responder
  7. Fernanda de Oliveira

    Amiga, por acaso já falei que acho suas mãos LINDAS?! rs

    Adorei seu cantinho de leitura, a poltrona azul é LINDA! Aliás, adorei todos os cantinhos, gosto muito de ver e conhecer as casas das amigas, parece que isso nos aproxima mais, né?

    Estou convidando algumas amigas para uma brincadeira lá no blog, se quiser participar, vou adorar!

    - preciso de uma foto sua com sua bolsa e outra de TUDO o que vc carrega nela + um pequeno texto seu, o que acha?

    - se se interessar em participar, ponde mandar para o email fernanda.oliveira1@ymail.com

    - viajo amanhã (quarta) e volto na segunda, daí começo a postar.

    Aguardo sua resposta, tá?

    Beijo beeeem grande e lindo feriado ♥

    Responder
  8. Alcena C V C

    Amadinha Márcia!
    amo receber amigos em casa, gosto de receber amigos
    que eu tenha mais intimidade!
    Sou daquelas que dou atenção a todos os detalhes da
    casa,flores,comida e claro manter o ambiente muito
    agradável para todos!
    Só tem um detalhe: receber atualmente esta complicado!
    Pensa: eu,amado,filhos que são 4, mais genro e noras,
    não esta sobrando muito espaço… ihihiiiiii!!!!
    bjsssssssss

    Responder
  9. Tays Rocha

    Amiga mais que fofa ;o)
    eu tbm adoro receber, organizar cafés e reuniões (já percebeu no blog né? kkkkkkkkk)eu também gosto de me organizar com antecedência, de programar o cardápio e fazer tudo com calma. Assim a gente não se estressa, não é pego de surpresa em nada, não tem gastos imprevistos. Eu sempre dou uma checada nas toalhas, se estão bem limpas e passadas, se a louça que vou usar está limpa, porque mesmo parada no armário vai sujando, se tiver receita nova testo antes prá não correr riscos. No mais eu amo visitas, desde que… não seja sem avisar, porque tem dias que não tem nem água na geladeira ;o)

    Beijocas ♥

    Responder
  10. Larissa

    Eu também adoro receber os amigos em casa! Aliás, adoro uma festinha :) Heheh
    Também prefiro fazer reuniões menores, para que o papo role melhor. Quando tem muita gente, parece que não conseguimos falar bastante com ninguém, né?
    Adorei suas dicas, Marcia. Tudo anotadinho!
    Beijo, flor

    Responder
  11. Adriana Balreira

    Adorei as dicas para receber amigos em casa. Não tenho nada especial que faço. O máximo é que chamo pessoas do mesmo grupo. Assim todos se conhecem e ficam mais a vontade. Já que tenho grupos da especialização, amigas de colégio, amigos da Igreja…
    Beijos
    Adriana Balreira

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>